Logística na prática: Atividades da Armazenagem

O negócio da armazenagem agora envolve atividades de terminar de montar, embalar e movimentar o produto. Chamamos isto de postponement, ou adiamento da finalização do produto com customização. O armazém atual (e para alguns do futuro) não estoca simplesmente o produto: ele desmonta, remanufatura, reformula, coloca etiquetas / rótulos / marcas nos produtos, etc.
Algumas empresas estão estocando produtos num estado semi-acabado e executando configurações após o pedido do cliente / consumidor ter sido recebido. Existem exemplos na indústria de produtos eletrônicos, móveis, etc. Um importante desafio para este tipo de armazenagem é a necessidade de atrair e reter uma força de trabalho altamente competente.
Os exemplos do postponement e da customização exigem um nível mais elevado de aptidões do que o recebimento, estocagem e expedição  associados com as operações convencionais do armazém. Tais aptidões encontram-se disponíveis, mas num mercado de mão-de-obra semi-qualificada poderá ser necessário criar tais talentos internamente, porque não podem ser encontrados.

COMPETÊNCIA DEFINIÇÃO O QUE ABRANGE 
Comunicar verbalmente Comunicar um recado aos outros oralmente para assegurar que seja rebedido no formato pretendido. 1.  Usar linguagem que possa ser entendida pelo receptor.
2.  Usar um diálogo claro que possa ser ouvido e entendido.
3. Usar um volume e tom que acompanha as necessidades do receptor.
4. Abastecer com informação precisa.
5. Passar o recado ao receptor dentro do prazo que garanta que a informação ainda seja útil.
Ouvir Ouvir é efetivamente para assegurar que o que está sendo comunicado seja precisamente recebido. 1.  Ouvir aterntamente o que está sendo falado.
2.  Encorajar mais comunicação se o recado não é claramente entendido.
3. Entender também o que não está sendo "falado".
4.  Ouvir idéias dos outros que podem ajudar na solução de problemas.
Receber/realizar ligações telefônicas Oferecer serviço de informação fazendo e recebendo telefonemas. 1.  Atender ligações pronta e claramente.
2.  Identificar-se e sua organização.
3. Cumprimentar aquele que telefona de maneira educada e registrar com precisão as suas necessidades.
4.  Responder às perguntas ou recorrer a alguém que possa..
5. Registrar os números de telefones com precisão.

6.  Fazer ligações externas dizendo o propósito precisamente e claramente aos receptores.
Ler/escrever correspondência Receber e despachar a comunicação por escrito entendendo a mensagem. 1. Ler as instruções, boletins/sinais de segurança e entender o recado.
2.  Escrever de maneira positiva exibindo um propósito claro.
3.  Definir quando a comunicação escrita deverá ser usada oposta à comunicação global.
4.  Verificar a informação num formato de leitura simples que possa ser entendido pelo público-alvo.

5.  Verificar o diálogo quanto à acuracidade.
6.  Verificar com o público-alvo se a mensagem foi recebida e entendida.
Elaborar procedimentos de documentação Preparar manuais, procedimentos e instruções de trabalho. 1.  Identificar manuais, procedimentos e instruções de trabalho que precisam ser preparadas.
2.  Avaliar exatamente o público-alvo para quem a informação é dirigida.
3.  Elaborar a informação de maneira que possa ser entendida pelo público-alvo.

4.  Verificar para que a informação esteja correta e seja entendida pelos receptores.
5.  Monitorar os manuais, procedimentos e instruções de trabalho existentes para assegurar que o resultado desejado seja obtido.
6.  Atualizar os documentos existentes para alinhar com as mudanças de necessidades da empresa/práticas de trabalho.
Participar de reuniões Negociar com os outros para alcançar um resultado, explorando alternativas que são aceitáveis por todos. 1.  Pesquisar os assuntos por completo - coletar fatos.
2.  Pesquisar a pessoa com quem está envolvido - questionar habilmente.

3.  Saber como usar os fatos - ter cópias prontas para uma resposta imediata.
4.  Fazer observações - assegurar o teor correto.
5.  Obter a cooperação dos outros pela persuasão.
6.  Encorajar o envolvimento dos outros.
7.  Lidar com a percepção e fatos.
8.  Manter o relacionamento, apesar do conflito de interesses.
9.  Buscar o consenso.
Organizar a informação Pesquisar a informação coletando dados relevantes para definir assuntos/problemas. 1.  Identificar fontes de informação.
2.  Obter informações relevantes.
3.  Analisar os dados pelos fatos e assuntos.

4.  Registrar a informação levantada.
5.  Avaliar a qualidade dos dados.
6.  Aplicar técnicas para usar os dados e solucionar problemas.
7.  Armazenar a informação de modo prático para uso.
Trabalhar em cooperação com outros Desenvolver estratégias para estabelecer e manter a confiança nos outros. 1.  Estabelecer e manter a confiança e suporte aos subordinados.
2.  Estabelecer e manter a confiança e suporte aos superiores.

3.  Estabelecer e manter a confiança e suporte aos colegas.
Alcançar e manter padrões Planejar e alocar atividades e monitorar o desempenho. 1.  Auxiliar na determinação das funções e responsabilidades de trabalho da equipe.
2.  Auxiliar na determinação das necessidades e prioridades de trabalho.
3.  Auxiliar no planejamento de uma atividade utilizando habilidades individuais e da equipe.

4.  Auxiliar no estabelecimento dos procedimentos de monitoramento e agir para alcançar os objetivos.


Edson Carillo Júnior,
Diretor da IMAM Consultoria Ltda., de São Paulo.
Tel. (0--11) 5575 1400
        imam@imam.com.br 

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