Empurrar ou Puxar a Distribuição dos Produtos?

Geralmente, os sistemas de distribuição estão entre um puro sistema de empurrar e um puro sistema de puxar.
Uma fábrica freqüentemente tem um armazém para estocar uma pequena quantidade de produto acabado e os centros de distribuição freqüentemente puxam produtos das fábricas para se ajustar às flutuações das vendas num ambiente predominantemente de empurrar.
Realmente, em grande parte dos sistemas de distribuição, alguma combinação de empurrar e puxar é a solução que oferece os maiores benefícios. Alguns desses benefícios são:

Um puro sistema de puxar apresenta alguns benefícios e economias de custo que incluem:

Uma vez que todos os produtos são estocados nos centros de distribuição, o único espaço na fábrica é um pequeno armazém para formar a carga. Isso permite à fábrica utilizar seus espaço para a produção e eliminar a necessidade de um completo sistema de armazenagem, reduzindo, portanto, os custos.
Um elevado nível de serviço ao cliente é a meta de qualquer empresa. Um sistema 100% de empurrar que utiliza grandes corridas de produção incorre em várias penalidades, incluindo:

Estes armazéns aumentam o tamanho da fábrica, o quadro de funcionários e também restringem a habilidade da fábrica em expandir as áreas de produção no futuro.
Uma forma de reduzir o tamanho do armazém na fábrica é diminuir o tamanho dos lotes de produção. Isto pode ser uma redução de tempo de preparação de máquinas, investimento em equipamentos de produção para aumentar a capacidade, melhorar a eficiência, reduzir as intervenções com manutenção corretiva, etc.
Um tempo mais lento para atender os pedidos reduzirá o nível de serviço ao cliente, isto é, à medida que os pedidos levam mais tempo para chegar ao cliente, isto poderá gerar vendas perdidas e os clientes podem preferir outras fontes de fornecimento.
A maior penalidade ocorre quando a carga não completa o volume de um veículo, e isso cria a necessidade de combinar diversos pedidos de outros clientes quando possível, o que pode tornar ainda mais lento o tempo de resposta.
Quando os pedidos não podem ser combinados, os custos de transporte aumentam significativamente.
Entretanto, devido ao fator das inacuracidades da previsão terem maior impacto num sistema de puxar, isto resulta em:

Um sistema de distribuição de puxar funciona melhor num ambiente com uma variedade de pontos de produção, muitos pontos de distribuição e uma grande variedade de tipos de produtos.

Reinaldo A. Moura,
Diretor da IMAM Consultoria Ltda., de São Paulo.
Tel. (0--11) 5575 1400      imam@imam.com.br

Esta página é parte integrante do www.guiadelogistica.com.br .