Os 10 erros mais comuns na compra de Guinchos/Talhas

1- NÃO ENTENDER A SUA APLICAÇÃO
Você deve saber o que está sendo movimentado e como a talha ajusta-se ao processo de produção. Fale com o operador e o gerente da produção.

2- FALTA DE REGISTRO DE PROBLEMAS PASSADOS
Registros antigos de manutenção irão orientar diretamente seus problemas futuros. Fale com os operadores e o pessoal de manutenção, e entenda quais peças de suas talhas tiveram manutenção nos últimos dez anos. As peças de possíveis problemas são:

3- MEÇA AS DIMENSÕES CRÍTICAS
Meça as dimensões de sua fábrica e cargas. isto inclui:

4- AS TALHAS NECESSITAM DE MANUTENÇÃO PERIÓDICA
Seja honesto. Quando foi a última vez que você trocou o óleo de sua talha? Muitas empresas fazem poucas manutenções preventivas, especialmente em equipamentos a sete metros do chão.

5- NÃO CONHECIMENTO DOS CICLOS DE CARGA
Reserve uma hora para observar a sua operação. Quantas elevações, movimentos do trole e movimento da ponte foram executados? Qual a média de deslocamento para cada movimento?

6- SUPERDIMENSIONAMENTO DA CAPACIDADE DA TALHA
Você não precisa adicionar fator de segurança, porque os fabricantes já fazem isto. Se você não eleva mais do que 5 t, compre uma talha de 5 t.

7- PENSE SOBRE O FUNCIONAMENTO. DEPOIS PROJETE O PRÉDIO
Coordene o projeto do funcionamento com o projeto da construção; uma grande parcela de dinheiro pode ser economizada e, frequentemente, a utilização do piso é melhorada.

8- ADQUIRA TALHAS COM FREIO MECÂNICO
Uma ponte e trole com freio motor elétrico param tão rapidamente que a carga balança. Então, como as pastilhas de freio devem ser trocadas (de 1 a 2 anos), a talha desliza 1,5 m ou mais. Com o tempo, os operadores aprendem que o botão do reversor para a talha. Esta rápida parada reversa causa desgaste prematuro na caixa de engrenagem e nos contatores. Apenas um freio mecânico para de maneira suave e consistente uma talha por décadas.

9- ESQUECENDO DE CALCULAR OS TEMPOS DE PARADAS
Geralmente, quando a talha para, a produtividade cai. Algumas vezes, gastando um pouco a mais na melhoria da qualidade do equipamento, você obtem a solução mais barata.

10- ADQUIRA MONOVIAS ELETRIFICADAS, QUE TÊM MAIOR CAPACIDADE
Trilhos e monovias eletrificadas são igualmente duráveis. Concentre-se na velocidade de elevação, capacidades e características, não no tipo da monovia.

José Maurício Banzato,
Diretor da IMAM Consultoria Ltda., de São Paulo.
Tel. (0--11) 5575 1400       imam@imam.com.br

Esta página é parte integrante do www.guiadelogistica.com.br .