A sua empresa está preparada para o "Bug" da Década ?

As empresas exportadoras não têm o que reclamar de 2001 , apesar de todas as crises internacionais a maioria delas fechou o ano com um balanço positivo.
Agora é o momento de sentar com os clientes internacionais e começar a traçar os planos para 2002.
Quem ainda não exportou perdeu uma ótima chance de aumentar seus ganhos globais e criar reservas para novos investimentos. A exportação é uma decisão estratégica e precisa de um planejamento a longo prazo. Sugiro que se coloque a proposta de exportação em pauta para que no final de 2002 se comece a colher os primeiros frutos nesta área.
Dificuldades não faltarão, até porque o ano de 2002 será um ano de eleições e de copa do mundo, mas a sobrevivência da sua empresa poderá estar associada a esta sua iniciativa de trilhar o caminho do comércio exterior.
Outra razão para se planejar será o "BUG" da década, problema que pouco preocupa as empresas que já exportam e concorrem diretamente com outras empresas no exterior.
Você está preparado para o "Bug" da Década ?
Este novo "Bug" não está relacionado com informática, na verdade está relacionado com Comércio Internacional. A partir de janeiro de 2006 deverá entrar em vigor a ALCA, (Área de Livre Comércio das Américas), que integrará 34 países e irá desmontar as barreiras para o comércio internacional.
A sua empresa está pronta para isso?
Somente o PIB americano está em torno de 10 trilhões de dólares ( o novo PIB gira em torno de US$ 600 bilhões), portanto os Estados Unidos deverão influenciar muito as relações dentro da ALCA, vide a influência do Brasil dentro do Mercosul.
O Ano de 2006 é amanhã.
O acordo para a "ALCA" deverá estar pronto para ser submetido aos nossos congressistas em janeiro de 2005 e entrará em vigor em janeiro de 2006.
A "ALCA" é uma realidade que estará cheia de oportunidades e ameaças. As empresas que estiverem adequadas terão facilitado o acesso ao maior mercado mundial, mas por outro lado estarão a mercê de maior concorrência estrangeira dentro do Brasil.
Teremos 04 anos para modernizar as nossas empresas e mudar a cabeça de nossos empresários e fazermos as mudanças necessárias, tanto na empresa bem como no país. A questão não é mais saber se iremos ou não entrar na "ALCA" e sim como iremos nos planejar e quais mudanças teremos que fazer para podermos aproveitar as oportunidades que irão aparecer e minimizar as ameaças.
Precisamos fazer o nosso "homework" e esta é a oportunidade final para fazermos ou seremos massacrados.
Inevitavelmente algumas empresas ou segmentos que não acompanharem as mudanças irão sofrer bastante e a adesão do Brasil à "ALCA" será devastadora para eles.
O empresário precisa ter os pés no presente e os olhos no futuro. Que tal começar o ano de 2002 planejando a sua empresa para a "ALCA", contratando especialistas para ajudá-lo na internacionalização da empresa, adequando o produto as normas internacionais e através das entidades de classe ter participação mais ativa nas negociações de implementação da "ALCA" e nas mudanças tão necessárias ao Brasil ; como por exemplo a reforma fiscal.
Está é a oportunidade da sua empresa mostrar competência.
Este ano de 2002 será um ano para se plantar para poder colher os resultados em janeiro de 2006, aproveitando as oportunidades que irão aparecer. As empresas que não plantarem neste ano deverão passar por tempos difíceis em futuro próximo.

janeiro/2002

Gilberto Álvaro Campião,
Consultor Especialista em Comércio Exterior
dagcampiao@aol.com

Esta página é parte integrante do www.guiadelogistica.com.br .