Embalagem de Exportação tem cara nova

As embalagens de madeira para exportação cada vez mais estão tendo seu uso descontinuados no mundo, pois estão sendo substituídas por outros materiais.
O motivo principal deve-se a diversos países no mundo terem como meta a redução da entrada de materiais que possam agredir ao meio ambiente, outros pontos que também estão contribuindo para a não utilização de caixas ou engradados de madeira são :

· Caixa ou engradados construídos de madeira concentram umidade nas fibras da madeira e durante o transporte a umidade retida é eliminada através da evaporação o que permite a oxidação das peças transportadas em seu conteúdo mesmo com utilização de materiais anti-oxidantes como por exemplo plásticos VCI - "Vapour Corrosion Inhibitor".
· O descarte das caixas ou engradados de madeira é cada vez mais difícil , devido as leis impostas em diversos países para impedir a entrada de fungos ou insetos.
· Alto índice de acidentes que ocorrem durante a montagem das embalagens de madeiras.
· Baixa resistência mecânica pela madeira em comparação com outro tipo de embalagem.
· Baixo aproveitamento da cubicagem devido a necessidade das embalagens de madeira possuir paredes mais espessas em relação a outro tipo de embalagem considerando mesma resistência.
· Florestas e áreas de reflorestamento cada vez mais escassos no mundo.

Portanto, foi desenvolvido primeiramente na Ásia e depois estendido para Europa, Estados Unidos e sendo introduzida no Brasil o conceito de Embalagens Metálicas Descartáveis para exportação.

As embalagens metálicas descartáveis consiste de uma embalagem tipo caixa ou engradado feito de tubos leves com largura múltipla do Iso Container, o mesmo é projetado para acondicionar o material durante o transporte, estocagem e movimentação e sua chegada ao seu destino final onde após o produto é retirado e o mesmo pode ser descartado através de sua venda como sucata metálica.
As peças colocadas dentro das EMD devem continuar a ser protegidas quando necessária com o plástico VCI - "Vapour Corrosion Inhibitor ". Seus separadores são construídos a base de plástico ou borracha, que tem a função de absorver os choques e possíveis contatos entre as peças durante o transporte.

Vantagens da utilização das embalagens metálicas descartáveis :

· Menor mão-de-obra para montagem da embalagem.
· Ocupação ótima da cubicagem do Container.
· Facilidade para reciclar o material gerando ganho com sua venda.
· Não agride ao meio ambiente.
· Oferecem maior resistência mecânica em relação a madeira.
· Reduz acidentes com o operador durante a construção.

Acredito que o sistema de Embalagens Metálicas Descartáveis, já uma realidade na Ásia, Europa, América do Norte, deverão em um futuro muito próximo consolidar-se no Brasil, portanto vamos repensar e procurar quebrar nossos paradigmas, viabilizando a utilização desta embalagens em nosso próprio benefício e dos que nos cercam.

José Carlos V. de Mendonça,
Professor IMAM do curso Embalagem Industrial de Transporte e Exportação.
Tel. (0--11) 5575 1400   imam@imam.com.br

Esta página é parte integrante do www.guiadelogistica.com.br .