FLEXIBILIDADE E DESENVOLVIMENTO PESSOAL
José A. Wanderley
Consultor do Instituto MVC
Autor do Livro "Negociação Total : Encontrando
Soluções, Vencendo Resistências, Obtendo Resultados" (4ª Edição)
Um bom grau de flexibilidade é algo extremamente importante, sendo um dos principais
atributos das pessoas que conseguem resultados expressivos. É, também, uma boa forma de
medir a inteligência emocional de uma pessoa. Uma pesquisa efetuada num universo de
10.000 executivos e gerentes em que foram considerados 4 níveis de flexibilidade, sendo 1
o mais baixo e 4 o mais elevado, constatou que pelo menos 75% das pessoas encontram-se nos
níveis de baixa flexibilidade(1 e 2). Existem mesmo organizações em que este percentual
ultrapassa a casa dos 90%.
Para saber o seu grau de flexibilidade, responda o questionário abaixo. Procure ser o
mais isento possível. Não force uma resposta. Responda o que tem a haver com você, e
não o que você acha certo ou gostaria de ser. Proceda como se fosse um observador neutro
que estivesse respondendo sobre você. Caso encontre dificuldades, delegue a função a
duas ou três pessoas que o conheçam suficientemente bem. Não há respostas certas ou
erradas. Dê grau 4 se o seu comportamento for consistentemente de acordo com a
característica e grau 1 se ele for consistentemente contrário à característica. 3 e 2
são graus intermediários.
ANÁLISE DE
RESULTADOS
Para encontrar seu grau de
flexibilidade, some os valores e verifique a seguinte correspondência: de 10 a 25,
flexibilidade 1; de 26 a 31, flexibilidade 2; de 32 a 36 flexibilidade 3 e de 37 a 40
flexibilidade 4.
No caso de que mais de uma pessoa tenha respondido sobre você, considera as médias
aritméticas das respostas de cada item.
A descrição dos níveis de flexibilidade é a seguinte:
FLEXIBILIDADE
1
A pessoa de flexibilidade 1 tem um
padrão comportamental bem definido e tem dificuldade em se afastar dele. Se a situação
demandar comportamentos diferentes do padrão terá uma baixa probabilidade de dar uma
resposta adequada. Tem dificuldade de mudar ou não percebe quando a situação demanda
outro comportamento. Em vez de intervir e mudar as situações, freqüentemente está mais
voltada para se lamentar e arrumar culpados do que para encontrar soluções. Isto é,
mais voltado para o passado do que para o futuro. É como se estivesse querendo que o que
aconteceu não tivesse acontecido. Fica chorando pelo leite derramado. O passado é apenas
mais um dado do problema. Tem comportamentos defensivos e diante de uma situação
defensiva tende a se tornar defensivo também. Ou não cede nunca ou cede muito mais do
que o necessário. Com relação à tolerância para com as diferenças individuais, ou
não tolera nada ou tolera muito mais do que seria admissível. Vê as situações,
mudanças e os problemas mais como ameaças do que como oportunidades. Insiste num
procedimento que não está dando certo, isto é, dá murro em ponta de faca ou desiste
quando devia insistir, e assim, não trata de forma adequada o como, quando e o que fazer
para obter resultados. Seu processo de comunicação deixa muito a desejar. Para se sair
bem deverá tratar com situações que lhe sejam muito familiares.
FLEXIBILIDADE
2
A pessoa de
flexibilidade 2, tem média probabilidade de agir com propriedade e dar uma resposta
adequada às diversas situações. Já consegue fazê-lo em um número maior de
situações e se constituiu num avanço em relação ao nível anterior. Porém ainda tem
um bom caminho pela frente. Deverá procurar ser um maior solucionador de problemas,
buscando compreender e diagnosticar melhor as situações, procurando desenvolver várias
alternativas para encontrar as soluções. Deve considerar que tudo que faz é uma
alternativa. Que existem muitas outras formas e procedimentos de fazer as coisas. Assim,
deve procurar entender até que ponto a sua baixa flexibilidade é conseqüência de
questões ligadas aos relacionamentos ou ao desenvolvimento das tarefas. As pessoas deste
estilo têm uma pequena capacidade de resistência às frustrações e preferem fazer as
coisas da forma mais tradicional. Em geral se sairá melhor caso se relacione com pessoas
do mesmo estilo comportamental, ou nas situações em que os padrões, regras e
regulamentos estejam bem definidos. Isto é nas situações em que não esteja havendo
rupturas e mudanças de paradigmas.
FLEXIBILIDADE 3
A pessoa
deste grau de flexibilidade, tem boa probabilidade de agir com propriedade e dar uma
resposta adequada em grande parte das situações. Está num ponto em que pode integrar as
várias polaridades, tais como: firmeza e tolerância, falar e ouvir, conceder e exigir,
formalidade e informalidade, dominância e condescendência. Assim, mesmo que seja uma
pessoa condescendente, se a situação demandar um comportamento dominante poderá tê-lo.
Se for uma pessoa formal, poderá ter um comportamento informal. Deste modo, não importam
quais sejam suas características pessoais básicas, ela poderá ter comportamentos que
lhe permitam ter um desempenho de alto nível numa boa parte de situações. Tem
possibilidade de se comunicar melhor, lidar com as situações de tensão e estresse e
tratar das questões do relacionamento interpessoal sem perder o foco dos seus objetivos.
FLEXIBILIDADE 4
A pessoa de
flexibilidade 4 tem alta probabilidade de agir com propriedade e dar uma resposta adequada
em grande parte das situações. Sabe agir e manejar as situações de ambigüidade,
incerteza e insegurança. Mantém-se na busca dos seus objetivos, quando forem adequados e
encontra formas apropriadas para alcançá-los. Quando percebe que os objetivos não são
mais apropriados, muda, encontrando outros melhores. Vê os compromissos de modo
construtivo e não como um obstáculo. Está atento aos sinais e percebe as oportunidades,
como no caso de dois vendedores que foram pesquisar o mercado de calçados num país em
que ninguém usava calçado. Um deles disse: mercado ruim. Aqui ninguém usa calçado. O
flexível disse: mercado promissor por que aqui ninguém ainda usa calçado.
Também procura fazer as coisas de diferentes maneiras. Sabe resistir ou ceder de acordo
com a situação. Vê a situação pela sua ótica e pela ótica da outra pessoa e, nas
situações de conflito, consegue identificar os interesses comuns e complementares,
considerando o atendimento de necessidades mútuas e encontrando soluções que atendam
aos interesses das partes.
Sabe quando e como ser dominante ou condescendente e formal ou informal. Dá atenção às
tarefas e às pessoas adequadamente. Compreende antes de responder e manifesta as suas
expressões emocionais adequadamente. Sabe se comunicar. É tolerante mas firme.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Flexibilidade,
é uma questão de desenvolvimento pessoal, amadurecimento e alfabetização emocional. A
pessoa flexível é uma pessoa que sabe muito bem identificar objetivos relevantes e
manter o foco. Age como um sistema aberto, isto é, está em interação com o meio
ambiente, sabe identificar situações e dar respostas adequadas. É criativa ou metódica
quando tem que ser. A pessoa de baixa flexibilidade é uma pessoa que está fechada, seja
por suas crenças, seja por seus comportamentos. Quanto maior o grau de flexibilidade
melhor. Uma maior flexibilidade significa uma maior capacidade de usar da melhor forma
possível o seu potencial, para alcançar os seus objetivos.
Para melhorar a sua flexibilidade aqui vão algumas sugestões:
- Veja cada situação pela sua ótica e pela a da outra pessoa
- Aumente o seu repertório comportamental, isto é, descubra outras formas de fazer as
coisas. Tenha em mente que tudo o que faz é apenas uma das alternativas possíveis
- Procure entender e praticar o processo de comunicação. Para se comunicar bem é
preciso ter boa flexibilidade.
- Tenha em mente
que no processo de comunicação o que importa não é o que se faz, mas sim a resposta
que se obtém pelo que se faz
- Procure praticar o princípio do primeiro compreenda, depois se faça compreender
- Procure desenvolver o seu lado criativo e o seu lado crítico
- Esteja atento às polaridades e saiba manejar com elas. A vida é feita delas.
Dia-noite; homem-mulher; contração-expansão; alegria-tristeza;
dominante-condescendente; formal-informal
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