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Instituto MVC


FLEXIBILIDADE E DESENVOLVIMENTO PESSOAL


José A. Wanderley
Consultor do Instituto MVC
Autor do Livro "Negociação Total : Encontrando
Soluções, Vencendo Resistências, Obtendo Resultados" (4ª Edição)

Um bom grau de flexibilidade é algo extremamente importante, sendo um dos principais atributos das pessoas que conseguem resultados expressivos. É, também, uma boa forma de medir a inteligência emocional de uma pessoa. Uma pesquisa efetuada num universo de 10.000 executivos e gerentes em que foram considerados 4 níveis de flexibilidade, sendo 1 o mais baixo e 4 o mais elevado, constatou que pelo menos 75% das pessoas encontram-se nos níveis de baixa flexibilidade(1 e 2). Existem mesmo organizações em que este percentual ultrapassa a casa dos 90%.

Para saber o seu grau de flexibilidade, responda o questionário abaixo. Procure ser o mais isento possível. Não force uma resposta. Responda o que tem a haver com você, e não o que você acha certo ou gostaria de ser. Proceda como se fosse um observador neutro que estivesse respondendo sobre você. Caso encontre dificuldades, delegue a função a duas ou três pessoas que o conheçam suficientemente bem. Não há respostas certas ou erradas. Dê grau 4 se o seu comportamento for consistentemente de acordo com a característica e grau 1 se ele for consistentemente contrário à característica. 3 e 2 são graus intermediários.



Questionário

Notas

1. Voltado para oportunidades e não para ameaças. Consegue ver e aproveitar as oportunidades existentes nas diversas situações
2. Consegue transformar climas e comportamentos defensivos em construtivos e faz isto sempre que necessário
3. Enfrenta e tira proveito das situações de ambigüidades, incerteza e insegurança
4. Sabe o momento e a forma de ser firme ou de conceder
5. Consegue ver a situação pela sua ótica e pela da outra pessoa
6. Encontra várias formas de atingir seus objetivos
7. Muda de objetivo quando verifica que não é mais apropriado
8. Procura encontrar para cada situação e ambiente um comportamento adequado.
9. Sabe se fazer entender, verificando se está sendo entendido
10. Procura compreender antes de responder
TOTAL GERAL

 
ANÁLISE DE RESULTADOS

Para encontrar seu grau de flexibilidade, some os valores e verifique a seguinte correspondência: de 10 a 25, flexibilidade 1; de 26 a 31, flexibilidade 2; de 32 a 36 flexibilidade 3 e de 37 a 40 flexibilidade 4.
No caso de que mais de uma pessoa tenha respondido sobre você, considera as médias aritméticas das respostas de cada item.
A descrição dos níveis de flexibilidade é a seguinte:

FLEXIBILIDADE 1
A pessoa de flexibilidade 1 tem um padrão comportamental bem definido e tem dificuldade em se afastar dele. Se a situação demandar comportamentos diferentes do padrão terá uma baixa probabilidade de dar uma resposta adequada. Tem dificuldade de mudar ou não percebe quando a situação demanda outro comportamento. Em vez de intervir e mudar as situações, freqüentemente está mais voltada para se lamentar e arrumar culpados do que para encontrar soluções. Isto é, mais voltado para o passado do que para o futuro. É como se estivesse querendo que o que aconteceu não tivesse acontecido. Fica chorando pelo leite derramado. O passado é apenas mais um dado do problema. Tem comportamentos defensivos e diante de uma situação defensiva tende a se tornar defensivo também. Ou não cede nunca ou cede muito mais do que o necessário. Com relação à tolerância para com as diferenças individuais, ou não tolera nada ou tolera muito mais do que seria admissível. Vê as situações, mudanças e os problemas mais como ameaças do que como oportunidades. Insiste num procedimento que não está dando certo, isto é, dá murro em ponta de faca ou desiste quando devia insistir, e assim, não trata de forma adequada o como, quando e o que fazer para obter resultados. Seu processo de comunicação deixa muito a desejar. Para se sair bem deverá tratar com situações que lhe sejam muito familiares.

FLEXIBILIDADE 2
A pessoa de flexibilidade 2, tem média probabilidade de agir com propriedade e dar uma resposta adequada às diversas situações. Já consegue fazê-lo em um número maior de situações e se constituiu num avanço em relação ao nível anterior. Porém ainda tem um bom caminho pela frente. Deverá procurar ser um maior solucionador de problemas, buscando compreender e diagnosticar melhor as situações, procurando desenvolver várias alternativas para encontrar as soluções. Deve considerar que tudo que faz é uma alternativa. Que existem muitas outras formas e procedimentos de fazer as coisas. Assim, deve procurar entender até que ponto a sua baixa flexibilidade é conseqüência de questões ligadas aos relacionamentos ou ao desenvolvimento das tarefas. As pessoas deste estilo têm uma pequena capacidade de resistência às frustrações e preferem fazer as coisas da forma mais tradicional. Em geral se sairá melhor caso se relacione com pessoas do mesmo estilo comportamental, ou nas situações em que os padrões, regras e regulamentos estejam bem definidos. Isto é nas situações em que não esteja havendo rupturas e mudanças de paradigmas.

FLEXIBILIDADE 3
A pessoa deste grau de flexibilidade, tem boa probabilidade de agir com propriedade e dar uma resposta adequada em grande parte das situações. Está num ponto em que pode integrar as várias polaridades, tais como: firmeza e tolerância, falar e ouvir, conceder e exigir, formalidade e informalidade, dominância e condescendência. Assim, mesmo que seja uma pessoa condescendente, se a situação demandar um comportamento dominante poderá tê-lo. Se for uma pessoa formal, poderá ter um comportamento informal. Deste modo, não importam quais sejam suas características pessoais básicas, ela poderá ter comportamentos que lhe permitam ter um desempenho de alto nível numa boa parte de situações. Tem possibilidade de se comunicar melhor, lidar com as situações de tensão e estresse e tratar das questões do relacionamento interpessoal sem perder o foco dos seus objetivos.

FLEXIBILIDADE 4
A pessoa de flexibilidade 4 tem alta probabilidade de agir com propriedade e dar uma resposta adequada em grande parte das situações. Sabe agir e manejar as situações de ambigüidade, incerteza e insegurança. Mantém-se na busca dos seus objetivos, quando forem adequados e encontra formas apropriadas para alcançá-los. Quando percebe que os objetivos não são mais apropriados, muda, encontrando outros melhores. Vê os compromissos de modo construtivo e não como um obstáculo. Está atento aos sinais e percebe as oportunidades, como no caso de dois vendedores que foram pesquisar o mercado de calçados num país em que ninguém usava calçado. Um deles disse: mercado ruim. Aqui ninguém usa calçado. O flexível disse: mercado promissor por que aqui ninguém ainda usa calçado.
Também procura fazer as coisas de diferentes maneiras. Sabe resistir ou ceder de acordo com a situação. Vê a situação pela sua ótica e pela ótica da outra pessoa e, nas situações de conflito, consegue identificar os interesses comuns e complementares, considerando o atendimento de necessidades mútuas e encontrando soluções que atendam aos interesses das partes.
Sabe quando e como ser dominante ou condescendente e formal ou informal. Dá atenção às tarefas e às pessoas adequadamente. Compreende antes de responder e manifesta as suas expressões emocionais adequadamente. Sabe se comunicar. É tolerante mas firme.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Flexibilidade, é uma questão de desenvolvimento pessoal, amadurecimento e alfabetização emocional. A pessoa flexível é uma pessoa que sabe muito bem identificar objetivos relevantes e manter o foco. Age como um sistema aberto, isto é, está em interação com o meio ambiente, sabe identificar situações e dar respostas adequadas. É criativa ou metódica quando tem que ser. A pessoa de baixa flexibilidade é uma pessoa que está fechada, seja por suas crenças, seja por seus comportamentos. Quanto maior o grau de flexibilidade melhor. Uma maior flexibilidade significa uma maior capacidade de usar da melhor forma possível o seu potencial, para alcançar os seus objetivos.
Para melhorar a sua flexibilidade aqui vão algumas sugestões:

- Veja cada situação pela sua ótica e pela a da outra pessoa
- Aumente o seu repertório comportamental, isto é, descubra outras formas de fazer as coisas. Tenha em mente que tudo o que faz é apenas uma das alternativas possíveis
- Procure entender e praticar o processo de comunicação. Para se comunicar bem é preciso ter boa flexibilidade.
- Tenha em mente que no processo de comunicação o que importa não é o que se faz, mas sim a resposta que se obtém pelo que se faz
- Procure praticar o princípio do primeiro compreenda, depois se faça compreender
- Procure desenvolver o seu lado criativo e o seu lado crítico
- Esteja atento às polaridades e saiba manejar com elas. A vida é feita delas. Dia-noite; homem-mulher; contração-expansão; alegria-tristeza; dominante-condescendente; formal-informal


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