VOCÊ É UM BOM OUVINTE?
Esta avaliação foi desenvolvida por L.A Costacurta Junqueira, vice-presidente do INSTITUTO MVC .
"Saber ouvir é arte de fazer com que a outra parte de uma relação/negociação
passe para você as informações que serão transformados em argumentos futuros."
A seguir, apresentamos um pequeno teste onde o leitor/executivo poderá testar seu
posicionamento diante dessa questão.
Ser bom ouvinte é fundamental em qualquer relação pessoal ou profissional.
Leia as questões, avalie-se em relação a cada uma das características a seguir, usando
a escala ao lado de cada pergunta.
Entregue este questionário a outra pessoa com quem se relaciona habitualmente para que
ela responda sobre você. De preferência deve ser usado o mesmo exemplar do exemplar do
questionário ainda sem as suas respostas.
A resposta consensada em cada item é que deve ser utilizada para efeito da
interpretação após o teste.Responda
as questões em termos da realidade atual; não procure acertar ou buscar alternativas
ideais.
INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS:
Multiplicar o totais de pontos por:
nunca |
raramente |
quase sempre |
sempre |
1 |
2 |
3 |
4 |
Qual a sua performance como
ouvinte?
32
ou mais pontos:
Você é um bom ouvinte - alguém que desperta confiança e
que sabe captar as idéias dos seus interlocutores.
27 a 31 pontos: Colocam você entre os ouvintes médios
22 a 26 pontos: Mostram a necessidade de uma prática consciente da arte de bem
ouvir, a fim de superar algumas deficiências.
21 ou menos pontos: Significa que, provavelmente, boa parte das mensagens que você
escuta são deturpadas e retransmitidas com "Interferências".
Você poderá melhorar, eficazmente, sua capacidade de escutar, e a de seus companheiros,
se puser em prática as seguintes técnicas, esforçando-se para que seu pessoal faça o
mesmo:
Aprenda a permitir que os outros expressem seus pensamentos sem interrompê-los;
Aprenda a ouvir nas "entrelinhas", pois nem sempre o outro diz tudo só com
palavras;
Concentre-se em desenvolver a sua capacidade de retenção do que ouve. Não faça muitas
anotações durante a negociação - trabalhe mais com a memória, escrevendo apenas o que
for mais significativo;
Não "tire do ar" seu interlocutor se você achar que aquilo que ele está
dizendo não lhe interessa;
Não se exalte ou se irrite se as idéias do outro forem contrárias às suas
convicções;
Aprenda a não prestar atenção às interferências do ambiente.
Você pode identificar seus pontos fracos ao ouvir os outros e medir sua eficácia em
ouvi-los utilizando-se do teste. Este teste fornecerá indicações sobre as áreas
específicas que necessitam ser trabalhadas, são aqueles itens que mereceram 1 ou 2.
Através do trabalho consciente visando eliminar o "nunca" e o
"raramente" de suas respostas, você poderá alcançar significativas melhoras
nas suas relações com seus amigos, subordinados, clientes, parceiros e superiores.
Registre em folha à parte os pontos principais a serem desenvolvidos para que você se
torne um melhor ouvinte.
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