INFORMAÇÕES E CURIOSIDADES
Maior Navio de Contêineres do Mundo
O Maior Navio de Contêineres do Mundo é o Emma
Maersk.
Algumas informações da Embarcação Porta-Contêineres :
- Nome: Emma Maersk
- Origem: Dinamarca
- Comprimento - 397 metros
- Largura - 63 metros
- Calado (carregado) - 16 metros
- Deslocamento bruto - 123.200 tons
- Propulsão - Um motor diesel de 14 cilindros em linha, produzindo 110.000 BHP, eixo e
hélice únicos.
- Velocidade de serviço - 50 Km/h
- Custo estimado - Acima de US$ 145 milhões.
- Capacidade: 15.000 TEU's (1 TEU = 1 Contêiner de 20 pés)
- Tripulantes - 13
- Primeira Viagem: 08/09/2006
A Moller-Maersk informou que a pintura de silicone que recobre a parte dos casco abaixo da
linha d'água, reduz a resistência ao avanço e economiza cerca de 1,2 milhões de litros
de combustível por ano.
Super Cargueiro de Contêineres
Para construir um super cargueiro com
capacidade para 3.000 contêineres, são necessárias de 10.000 a 12.000 chapas de aço,
quantidade que cobriria o equivalente a 8 campos de futebol.
Venda de diesel na estrada
O Travel Plaza, um grande posto de
estrada dos EUA, que fica na rodovia que liga Chicago a Miami, vendia no ano de 2.000, 21
milhões de litros de diesel por mês.
O 1º túnel em estrada no Brasil
A rodovia Anchieta, que liga São
Paulo à Santos, foi a primeira rodovia do Brasil a ter túneis. Entre seu projeto e
conclusão das obras foram mais de 17 anos. A pista ascendente foi inaugurada em 22 de
abril de 1947 e a pista descendente, em julho de 1953.
O maior túnel ferroviário do mundo
O Gotthard Base Tunnel é o maior túnel ferroviário do mundo com 57 km de comprimento. O
recorde anterior pertencia ao Seikan, no Japão, com 53,6 km. Iniciada há 14 anos, a
construção do Gotthard Base Tunnel nos Alpes suíços custou cerca de US$ 15,7 bilhões
e tem previsão para entrar em operação apenas em 2017.
Quando estiver aberto para o transporte de passageiros, o túnel reduzirá o tempo de
viagem entre Milão (Itália) e Zurique (Suíça) de 3h30 para apenas 1h, com trens a uma
velocidade de 250 km/h. A passagem também será usada para o transporte rápido de
mercadorias. A região possui diversos túneis que atravessam as montanhas. Em 1882, o
maior túnel do mundo era também em Gotthard, com 15 km de comprimento.
Caminhoneiros
De acordo com pesquisa realizada em
1999, a cidade de São Marcos no Rio Grande do Sul, é a cidade com o maior número de
pessoas trabalhando como caminhoneiro (autônomo ou de transportadora). Isto proporcional
ao número de habitantes.
Operação com Empilhadeiras
Conheça os Mandamentos da Segurança
para Operar Empilhadeiras, clicando aqui. Alerte
sempre seus operadores, para que assim evitem acidentes no trabalho.
Luzes verdes e vermelhas
Na aviação, as luzes de ponta de
asa das aeronaves são sempre verde na asa direita e vermelha na asa esquerda.
No transporte marítimo, as luzes das bóias existentes para marcar o caminho do corredor
para a saída dos portos, são verdes no lado direito e vermelhas no lado esquerdo.
Cumbica
Na língua dos índios a palavra
Cumbica significa nuvem baixa.
Mapas Digitais
- Mapas Digitais de todos os estados
brasileiros.
- Mapas do Brasil, contendo os
mais diversos aspectos políticos, geográficos, administrativos de transporte, etc.
-
Este site tem informações
bem completas, onde poderá fazer a pesquisa por estado.
Trens
-
A malha ferroviária brasileira apresenta
bitolas diferentes de trilhos : Largas (1.600 e 1.676 mm), Padrão (1.435 mm),
Métrica (1.000 mm) e Estreitas (597, 670 e 762 mm).
-
A maior linha ferroviária do mundo
é a Transiberiana, que liga Moscou na Rússia a Beijing na China. São 10.000 km.
- Dizem que a verdadeira história da bitola ferroviária
inglesa de 1,432 m, é pela herança da largura de dois cavalos emparelhados.
- A primeira estrada de ferro do Brasil deve-se ao Visconde de Mauá
(Irineu Evangelista de Sousa). Foi inaugurada em 30 de abril de 1854. Ligava o Rio de
Janeiro a Petrópolis e chamou-se Estrada de Ferro do Príncipe do Grão-Pará.
-
Sites interessantes:
www.cptm.com.br O site mostra da invenção da
máquina à vapor aos planos de expansão das linhas férreas paulistas. A página traz
detalhes da história das estações.
Amtrak , Site da companhia que opera
nas ferrovias americanas.
Alguns endereços de linhas (percursos) interessantes: www.orient-expresstrains.com
; www.glacier-express.com/e
; www.serraverdeexpress.com.br
.
Brasil
Nosso país tem uma área de 8.511.965 km2. Está situado entre os paralelos 5º 16' 19'' de latitude norte e 33º 45' 09''
de latitude sul e entre os meridianos de 34º 45' 54'' e 73º 59' 32'' a oeste de
Greenwich. A distância entre os pontos extremos Norte-Sul é de 4.320 km e entre os
pontos extremos Leste-Oeste 4.328 km. Os limites (contorno) estendem-se por 23.127 km, dos
quais 15.719 km correspondem à linha divisória com os países da América do Sul e 7.408
km com o Oceano Atlântico. A extensão da linha divisória com os países da América do
Sul tem a seguinte divisão: Bolívia 3.126 km; Perú 2.995 km; Colômbia 1.644 km; Guiana
Francesa 655 km; Guiana 1.606 km; Venezuela 1.495 km; Paraguai 1.339 km; Argentina 1.263
km; Uruguai 1.003 km e Suriname 593 km.
Principais canais marítimos em km
Suez 167; Kiel 98; Panamá 80; e Corinto 6.
Pneus
Se gasta meio barril de petróleo, ou seja 79,5 litros, para fazer um pneu de
transporte. Esta é uma medida universal. No caso da recapagem, gasta-se menos petróleo,
pois consegue-se recauchutar 10 pneus com um barril. O reformado custa 30% do valor de um
novo e roda, no mínimo, a mesma quilometragem.
Museus
No site www.amtc.pt você terá acesso ao museu Transportes e
Comunicações, que fica em Porto - Portugal. Poderá navegar em suas páginas e
conhecê-lo virtualmente.
Nos sites abaixo, você encontra museus do transporte ferroviário:
Baltimore Railroad
Museum ; Kew Bridge
Steam Museum ; London
Transport Museum Home Page ; Museu Ferroviário de Trabiju ; National Railway Museum ; National Toy Train
Museum (TCA) ; Ryhope Engine
Museum ; San Diego Model
Railroad Museum ; The
Ironbridge Gorge Museums .
Navios
Pela legislação internacional, os navios
são obrigados a deixarem a mostra 2 bandeiras de países, uma na popa, referente a
nacionalidade do mesmo e uma na parte mais alta do mesmo, referente ao país a qual
pertence as águas que está navegando.
Aeroportos nos EUA
No site www.quickaid.com você terá acesso às informações sobre os
aeroportos americanos internacionais e dezenas de regionais. Links dão acesso a diversos
outros aeroportos, em todos os continentes.
Aviação
- Quando um prefixo de aeronave é PP, é
porque a mesma está cadastrada / inscrita no DAC, como estando em nome de um particular
(pessoa física); e quando um prefixo de aeronave é PT, é porque a mesma está
cadastrada / inscrita no DAC, como estando em nome de uma empresa (pessoa jurídica).
- Quando você escutar dizer que o avião posou por exemplo na pista 29, saiba que 29
significa que ao estar na reta final para pouso, a bússola do avião marca 290 graus.
Como a bússola marca de 1 a 360 graus, para saber a pista oposta tira-se 180 graus.
Então na cabeceira oposta da pista 29 está marcando pista 11. Muda-se de pista para
decolar ou posar, conforme o vento, pois tem sempre que ser contra o mesmo.
Pára-choque de caminhão
Já é folclórico os provérbios da cultura popular de nossos
caminhoneiros, colocados nos pára-choques traseiros de seus caminhões. Estes valentes
profissionais que interligam nosso imenso Brasil, levando e trazendo cargas, contribuindo
para o nosso desenvolvimento. Como uma pitada de humor para o site, vamos relembrar ou
conhecer alguns deles, clicando aqui. Se você lembrar de
mais algum(ns), passe-nos um e-mail.
Dias comemorativos ligados a logística
30/01 - Dia do Portuário |
16/08 - Dia do Almoxarife |
02/02 - Dia do Agente Fiscal |
25/08 - Dia do Exército e do Soldado |
16/02 - Dia do Repórter |
08/09 - Dia do Guia Log |
27/02 - Dia do Agente Fiscal da
Receita Federal |
09/09 - Dia do Administrador |
12/04 - Dia da Intendência (Exército) |
10/09 - Dia da Imprensa |
22/04 - Dia da Força Aérea
Brasileira |
17/09 - Dia do Transportador |
25/04 - Dia do Despachante Aduaneiro |
19/09 - Dia do Comprador |
30/04 - Dia do Ferroviário |
26/09 - Dia do Marítimo Mundial |
13/05 - Dia da Estrada de Rodagem e
do Automóvel |
28/09 - Dia do Hidrógrafo |
25/05 - Dia da Indústria |
01/10 - Dia do Vendedor |
06/06 - Dia da Logística |
12/10 - Dia do Mar |
11/06 - Dia da Marinha |
15/10 - Dia do Professor |
12/06 - Dia do Correio Aéreo Nacional |
23/10 - Dia da Aviação e do Aviador |
30/06 - Dia do Caminhoneiro |
11/12 - Dia do Engenheiro |
25/07 - Dia do Motorista |
13/12 - Dia do Marinheiro |
27/07 - Dia do Motociclista |
28/12 - Dia da Marinha Mercante |
Transporte de Mercadorias Perigosas
Para transportar mercadorias perigosas, as
empresas exigem que as transportadoras cumpram uma série de medidas como, ter as devidas
sinalizações e avisos no caminhão, que o motorista tenha sapatos fechados, tenha os
devidos equipamentos de segurança no caminhão (máscara, luvas, extintores próprios de
espuma, etc.), tenha materiais para primeiros socorros, tenha instruções das ações
necessárias no caso de acidente, normas de velocidade e conduta no trânsito, etc.
Abaixo tabela com a definição de cada classe de Mercadorias Perigosas.
Classe |
Definição |
Classe |
Definição |
Classe |
Definição |
1 |
explosivos |
4.1 |
sólidos inflamáveis |
6.1 |
substâncias tóxicas |
2.1 |
gases inflamáveis |
4.2 |
substâncias sujeitas a
combustão espontânea |
6.2 |
substâncias infecciosas |
2.2 |
gases não-tóxicos e
não-flamáveis |
4.3 |
substâncias as quais em
contato com a água, emitem gases inflamáveis |
7 |
materiais radioativos |
2.3 |
gases tóxicos |
5.1 |
substâncias oxidantes
(agentes) |
8 |
corrosivos |
3 |
líquidos inflamáveis |
5.2 |
peróxidos orgânicos |
9 |
outros produtos e
substâncias perigosas |
Principais Tipos de Navios existentes
Foto ilustrativa |
Tipos |
Definição |

|
Navios de Carga Geral |
São os navios que transportam vários tipos
de cargas, geralmente em pequenos lotes sacarias, caixas, veículos encaixotados ou
sobre rodas, bobinas de papel de imprensa, vergalhões, barris, barricas, etc. Tem
aberturas retangulares no convés principal e cobertas de carga chamadas escotilhas de
carga, por onde a carga é embarcada para ser estivada nas cobertas e porões. A carga é
içada ou arriada do cais para bordo ou vice-versa pelo equipamento do navio (paus de
carga e ou guindastes) ou pelo existente no porto. |

|
Navios de Passageiros |
São os navios que tem a finalidade única de
transportar pessoas e suas bagagens. Pode ser para viajens normais como para cruzeiros
turísticos. Possuem uma estrutura voltada ao lazer, como restaurantes de luxo, cassinos,
bares, cinema, boite, lojas, piscina, salão de jogos e ginástica, etc. |

|
Navios Porta - Contêineres |
São os navios semelhantes aos navios de carga
geral mas normalmente não possuem além de um ou dois mastros simples sem paus de carga.
As escotilhas de carga abrangem praticamente toda a área do convés e são providas de
guias para encaixar os contêiners nos porões. Alguns desses navios apresentam guindastes
especiais. |

|
Navios Tanque |
São os navios para transporte de petróleo
bruto e produtos refinados (álcool, gasolina, diesel, querosene, etc.). Se caracterizam
por sua superestrutura a ré e longo convés principal quase sempre tendo à meia nau uma
ponte que vai desde a superestrutura até a proa. Essa ponte é uma precaução para a
segurança do pessoal, pois os navios tanques carregados passam a ter uma pequena borda
livre, fazendo com que no mar seu convés seja "lavado" com frequência pelas
ondas. |

|
Navios Gaseiros |
São os navios destinados ao transporte de
gases liquefeitos. Se caracterizam por apresentarem acima do convés principal tanques
típicos de formato arredondado. |

|
Navios de Operação por
Rolamento - RoRo
(Roll-on Roll-off) |
São os navios em que a carga entra e sai dos
porões e cobertas, na horizontal ou quase horizontal, geralmente sobre rodas
(automóveis, ônibus, caminhões) ou sobre veículos (geralmente carretas, trailers,
estrados volantes, etc.). Existem vários tipos de RoRos, como os porta- carros,
porta-carretas, multi-propósitos, etc., todos se caracterizando pela grande altura do
costado e pela rampa na parte de ré da embarcação. |

|
Navios Graneleiros |
São os navios destinados ao transporte de
grandes quantidades de carga a granel: milho, trigo, soja, minério de ferro, etc. Se
caracterizam por longo convés principal onde o único destaque são os porões. |

|
Navios Químicos |
São os navios parecidos com os gaseiros,
transportando cargas químicas especiais, tais como: enxofre líquido, ácido fosfórico,
soda cáustica, etc. |

|
Navios Rebocadores |
São os navios utilizados para puxar, empurrar
e manobrar todos os tipos de navios. Geralmente utilizados para manobras de grandes navios
na zona portuária e canais de acesso aos portos. Pode também socorrer navios em
alto-mar, rebocando-os para zonas seguras; e puxar navios encalhados em bancos de areia.
Apesar de pequenos, possuem grande potência de motor. |

|
Navios Ore-Oil |
São os navios de carga combinada, ou seja,
transportam minério e petróleo. |

|
Navios Aeroviário ou
Porta-Aviões |
São os navios utilizados pelas Forças
Armadas (Marinha) para o transporte de aviões, até a zona principal de atuação dos
mesmos. Servem como uma base móvel de operação, inclusive com pista de pousos e
decolagens. |

 |
Navios Militares |
São vários os tipos, além do Porta-Aviões.
Citaremos mais alguns:
Fragatas, Submarinos, Contratorpedeiros,
Navios-Balizadores, Navios-Faroleiro, Navio Hidroceanográfico, Navio Hidroceanográfico,
Navios Oceanográficos, Navios Hidrográficos, Navio de Apoio Oceanográfico, Navios de
Assistência Hospitalar, Navio-Tanque Fluvial, Navios-Tanque, Navio-Transporte Fluvial,
Navio de Socorro Submarino, Navios-Transporte de Tropas, Rebocador de Alto-Mar,
Navios-Varredores, Corvetas, Navios-Patrulha, Navios de Desembarque-Doca e Navio de
Desembarque de Carros de Combate. |
Tipos de Empilhadeiras
(Colaboração do IMAM)
Tipos |
Definição |
Empilhadeiras
Frontais a Contrapeso |
São as que mais se adaptam a
pisos irregulares, cargas pesadas, percursos longos e serviço externo. Podem ser movidas
a bateria elétrica, gasolina, gás ou diesel. |
Empilhadeiras Selecionadoras
de Pedidos |
Posicionam o operador numa
plataforma elevatória junto aos garfos. O próprio operador estoca / seleciona os itens. |
Empilhadeiras
Pantográficas |
Operam em corredores
estreitos. Algumas são equipadas com mecanismo pantográfico duplo, que alcança a
segunda profundidade da estrutura porta-paletes. |
Empilhadeiras
Trilaterais |
São projetadas para estocar
cargas unitizadas em corredores muito estreitos. O mastro ou os garfos são rotatórios,
para permitir empilhar sem manobras. |
Empilhadeiras
Trilaterais e Selecionadoras de Pedidos |
São capazes de erguer o
operador ao mesmo nível da carga. Estes veículos são capazes de estocar cargas
unitizadas em corredores muito estreitos, de ambos os lados. |
Empilhadeiras Laterais |
Movimentam cargas compridas em
distâncias curtas e médias. Podem ser movidas a energia elétrica ou combustão interna
e são empregadas em ambientes fechados ou abertos. |
Empilhadeiras de Deslocamento
Manual |
A elevação pode ser operada
manualmente ou por bateria elétrica. O deslocamento horizontal é sempre manual. |
Empilhadeiras para
Contêineres |
São usadas para empilhamento,
carga e descarga de contêineres de veículos de transporte em terminais de contêineres. |
Alfabeto Fonético e Morse
Eles tem padronização universal. O Fonético
é muito utilizado na aviação.
A - Alfa |
._ |
H - Hotel |
.... |
O - Oscar |
--- |
V - Victor |
...- |
B - Bravo |
-... |
I - India |
.. |
P - Papa |
.--. |
W - Whiskey |
.-- |
C - Charlie |
-.-. |
J - Juliett |
.--- |
Q - Quebec |
--.- |
X - X-Ray |
-..- |
D - Delta |
-.. |
K - Kilo |
-.- |
R - Romeo |
.-. |
Y - Yankee |
-.-- |
E - Echo |
. |
L - Lima |
.-- |
S - Sierra |
... |
Z - Zulu |
--.. |
F - Foxtrot |
..-. |
M - Mike |
-- |
T - Tango |
- |
G - Golf |
--. |
N - November |
-. |
U - Uniform |
..- |
Padrão Internacional de Identificação da Capacidade da Cinta por Cores (Carga na
Vertical)
Capacidade de Carga (t) |
Cor |
1 |
violeta |
2 |
verde |
3 |
amarela |
4 |
cinza |
5 |
vermelho |
6 |
marrom |
8 |
azul |
10 a 100 |
laranja |
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