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INFORMAÇÕES E CURIOSIDADES


Maior Navio de Contêineres do Mundo
O Maior Navio de Contêineres do Mundo é o Emma Maersk.
Algumas informações da Embarcação Porta-Contêineres :
- Nome: Emma Maersk
- Origem: Dinamarca
- Comprimento - 397 metros
- Largura - 63 metros
- Calado (carregado) - 16 metros
- Deslocamento bruto - 123.200 tons
- Propulsão - Um motor diesel de 14 cilindros em linha, produzindo 110.000 BHP, eixo e hélice únicos.
- Velocidade de serviço - 50 Km/h
- Custo estimado - Acima de US$ 145 milhões.
- Capacidade: 15.000 TEU's (1 TEU = 1 Contêiner de 20 pés)
- Tripulantes - 13
- Primeira Viagem: 08/09/2006
A Moller-Maersk informou que a pintura de silicone que recobre a parte dos casco abaixo da linha d'água, reduz a resistência ao avanço e economiza cerca de 1,2 milhões de litros de combustível por ano.



Super Cargueiro de Contêineres

Para construir um super cargueiro com capacidade para 3.000 contêineres, são necessárias de 10.000 a 12.000 chapas de aço, quantidade que cobriria o equivalente a 8 campos de futebol.


Venda de diesel na estrada

O Travel Plaza, um grande posto de estrada dos EUA, que fica na rodovia que liga Chicago a Miami, vendia no ano de 2.000, 21 milhões de litros de diesel por mês.


O 1º túnel em estrada no Brasil
A rodovia Anchieta, que liga São Paulo à Santos, foi a primeira rodovia do Brasil a ter túneis. Entre seu projeto e conclusão das obras foram mais de 17 anos. A pista ascendente foi inaugurada em 22 de abril de 1947 e a pista descendente, em julho de 1953.


O maior túnel ferroviário do mundo
O Gotthard Base Tunnel é o maior túnel ferroviário do mundo com 57 km de comprimento. O recorde anterior pertencia ao Seikan, no Japão, com 53,6 km. Iniciada há 14 anos, a construção do Gotthard Base Tunnel nos Alpes suíços custou cerca de US$ 15,7 bilhões e tem previsão para entrar em operação apenas em 2017.
Quando estiver aberto para o transporte de passageiros, o túnel reduzirá o tempo de viagem entre Milão (Itália) e Zurique (Suíça) de 3h30 para apenas 1h, com trens a uma velocidade de 250 km/h. A passagem também será usada para o transporte rápido de mercadorias. A região possui diversos túneis que atravessam as montanhas. Em 1882, o maior túnel do mundo era também em Gotthard, com 15 km de comprimento.



Caminhoneiros

De acordo com pesquisa realizada em 1999, a cidade de São Marcos no Rio Grande do Sul, é a cidade com o maior número de pessoas trabalhando como caminhoneiro (autônomo ou de transportadora). Isto proporcional ao número de habitantes.


Operação com Empilhadeiras

Conheça os Mandamentos da Segurança para Operar Empilhadeiras, clicando aqui. Alerte sempre seus operadores, para que assim evitem acidentes no trabalho.


Luzes verdes e vermelhas
Na aviação, as luzes de ponta de asa das aeronaves são sempre verde na asa direita e vermelha na asa esquerda.
No transporte marítimo, as luzes das bóias existentes para marcar o caminho do corredor para a saída dos portos, são verdes no lado direito e vermelhas no lado esquerdo.


Cumbica
Na língua dos índios a palavra Cumbica significa nuvem baixa.


Mapas Digitais
Mapas Digitais de todos os estados brasileiros.
- Mapas do Brasil, contendo os mais diversos aspectos políticos, geográficos, administrativos de transporte, etc.
- Este site tem informações bem completas, onde poderá fazer a pesquisa por estado.


Trens
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A malha ferroviária brasileira apresenta bitolas diferentes de trilhos : Largas (1.600 e 1.676 mm), Padrão (1.435 mm), Métrica (1.000 mm) e Estreitas (597, 670 e 762 mm).
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A maior linha ferroviária do mundo é a Transiberiana, que liga Moscou na Rússia a Beijing na China. São 10.000 km.
- Dizem que a verdadeira história da bitola ferroviária inglesa de 1,432 m, é pela herança da largura de dois cavalos emparelhados.
- A primeira estrada de ferro do Brasil deve-se ao Visconde de Mauá (Irineu Evangelista de Sousa). Foi inaugurada em 30 de abril de 1854. Ligava o Rio de Janeiro a Petrópolis e chamou-se Estrada de Ferro do Príncipe do Grão-Pará.

-
Sites interessantes:
www.cptm.com.br    O site mostra da invenção da máquina à vapor aos planos de expansão das linhas férreas paulistas. A página traz detalhes da história das estações.
Amtrak , Site da companhia que opera nas ferrovias americanas.
Alguns endereços de linhas (percursos) interessantes: www.orient-expresstrains.com ; www.glacier-express.com/e ; www.serraverdeexpress.com.br .



Brasil
Nosso país tem uma área de 8.511.965 km2. Está situado entre os paralelos 5º 16' 19'' de latitude norte e 33º 45' 09'' de latitude sul e entre os meridianos de 34º 45' 54'' e 73º 59' 32'' a oeste de Greenwich. A distância entre os pontos extremos Norte-Sul é de 4.320 km e entre os pontos extremos Leste-Oeste 4.328 km. Os limites (contorno) estendem-se por 23.127 km, dos quais 15.719 km correspondem à linha divisória com os países da América do Sul e 7.408 km com o Oceano Atlântico. A extensão da linha divisória com os países da América do Sul tem a seguinte divisão: Bolívia 3.126 km; Perú 2.995 km; Colômbia 1.644 km; Guiana Francesa 655 km; Guiana 1.606 km; Venezuela 1.495 km; Paraguai 1.339 km; Argentina 1.263 km; Uruguai 1.003 km e Suriname 593 km.


Principais canais marítimos em km
Suez 167; Kiel 98; Panamá 80; e Corinto 6.


Pneus

Se gasta meio barril de petróleo, ou seja 79,5 litros, para fazer um pneu de transporte. Esta é uma medida universal. No caso da recapagem, gasta-se menos petróleo, pois consegue-se recauchutar 10 pneus com um barril. O reformado custa 30% do valor de um novo e roda, no mínimo, a mesma quilometragem.


Museus
No site www.amtc.pt   você terá acesso ao museu Transportes e Comunicações, que fica em Porto - Portugal. Poderá navegar em suas páginas e conhecê-lo virtualmente.
Nos sites abaixo, você encontra museus do transporte ferroviário:
Baltimore Railroad Museum ; Kew Bridge Steam Museum ; London Transport Museum Home Page ; Museu Ferroviário de Trabiju ; National Railway Museum ; National Toy Train Museum (TCA) ; Ryhope Engine Museum ; San Diego Model Railroad Museum ; The Ironbridge Gorge Museums .


Navios
Pela legislação internacional, os navios são obrigados a deixarem a mostra 2 bandeiras de países, uma na popa, referente a nacionalidade do mesmo e uma na parte mais alta do mesmo, referente ao país a qual pertence as águas que está navegando.

Aeroportos nos EUA

No site www.quickaid.com você terá acesso às informações sobre os aeroportos americanos internacionais e dezenas de regionais. Links dão acesso a diversos outros aeroportos, em todos os continentes. 


Aviação

- Quando um prefixo de aeronave é PP, é porque a mesma está cadastrada / inscrita no DAC, como estando em nome de um particular (pessoa física); e quando um prefixo de aeronave é PT, é porque a mesma está cadastrada / inscrita no DAC, como estando em nome de uma empresa (pessoa jurídica).
- Quando você escutar dizer que o avião posou por exemplo na pista 29, saiba que 29 significa que ao estar na reta final para pouso, a bússola do avião marca 290 graus. Como a bússola marca de 1 a 360 graus, para saber a pista oposta tira-se 180 graus. Então na cabeceira oposta da pista 29 está marcando pista 11. Muda-se de pista para decolar ou posar, conforme o vento, pois tem sempre que ser contra o mesmo.




Pára-choque de caminhão
Já é folclórico os provérbios da cultura popular de nossos caminhoneiros, colocados nos pára-choques traseiros de seus caminhões. Estes valentes profissionais que interligam nosso imenso Brasil, levando e trazendo cargas, contribuindo para o nosso desenvolvimento. Como uma pitada de humor para o site, vamos relembrar ou conhecer alguns deles, clicando aqui. Se você lembrar de mais algum(ns), passe-nos um e-mail.


Dias comemorativos ligados a logística

30/01 - Dia do Portuário 16/08 - Dia do Almoxarife
02/02 - Dia do Agente Fiscal 25/08 - Dia do Exército e do Soldado
16/02 - Dia do Repórter 08/09 - Dia do Guia Log
27/02 - Dia do Agente Fiscal da Receita Federal 09/09 - Dia do Administrador
12/04 - Dia da Intendência (Exército) 10/09 - Dia da Imprensa
22/04 - Dia da Força Aérea Brasileira 17/09 - Dia do Transportador
25/04 - Dia do Despachante Aduaneiro 19/09 - Dia do Comprador
30/04 - Dia do Ferroviário 26/09 - Dia do Marítimo Mundial
13/05 - Dia da Estrada de Rodagem e do Automóvel 28/09 - Dia do Hidrógrafo
25/05 - Dia da Indústria 01/10 - Dia do Vendedor
06/06 - Dia da Logística 12/10 - Dia do Mar
11/06 - Dia da Marinha 15/10 - Dia do Professor
12/06 - Dia do Correio Aéreo Nacional 23/10 - Dia da Aviação e do Aviador
30/06 - Dia do Caminhoneiro 11/12 - Dia do Engenheiro
25/07 - Dia do Motorista 13/12 - Dia do Marinheiro
27/07 - Dia do Motociclista 28/12 - Dia da Marinha Mercante



Transporte de Mercadorias Perigosas  
Para transportar mercadorias perigosas, as empresas exigem que as transportadoras cumpram uma série de medidas como, ter as devidas sinalizações e avisos no caminhão, que o motorista tenha sapatos fechados, tenha os devidos equipamentos de segurança no caminhão (máscara, luvas, extintores próprios de espuma, etc.), tenha materiais para primeiros socorros, tenha instruções das ações necessárias no caso de acidente, normas de velocidade e conduta no trânsito, etc. 
Abaixo tabela com a definição de cada classe de Mercadorias Perigosas.

Classe Definição Classe Definição Classe Definição
1 explosivos 4.1 sólidos inflamáveis 6.1 substâncias tóxicas
2.1 gases inflamáveis 4.2 substâncias sujeitas a combustão espontânea 6.2 substâncias infecciosas
2.2 gases não-tóxicos e não-flamáveis 4.3 substâncias as quais em contato com a água, emitem gases inflamáveis 7 materiais radioativos
2.3 gases tóxicos 5.1 substâncias oxidantes (agentes) 8 corrosivos
3 líquidos inflamáveis 5.2 peróxidos orgânicos

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outros produtos e substâncias perigosas



Principais Tipos de Navios existentes

Foto ilustrativa Tipos Definição

navio de carga

Navios de Carga Geral

São os navios que transportam vários tipos de cargas, geralmente em pequenos lotes – sacarias, caixas, veículos encaixotados ou sobre rodas, bobinas de papel de imprensa, vergalhões, barris, barricas, etc. Tem aberturas retangulares no convés principal e cobertas de carga chamadas escotilhas de carga, por onde a carga é embarcada para ser estivada nas cobertas e porões. A carga é içada ou arriada do cais para bordo ou vice-versa pelo equipamento do navio (paus de carga e ou guindastes) ou pelo existente no porto.

navio de passageiros

Navios de Passageiros

São os navios que tem a finalidade única de transportar pessoas e suas bagagens. Pode ser para viajens normais como para cruzeiros turísticos. Possuem uma estrutura voltada ao lazer, como restaurantes de luxo, cassinos, bares, cinema, boite, lojas, piscina, salão de jogos e ginástica, etc.

navio porta-conteineres

Navios Porta - Contêineres

São os navios semelhantes aos navios de carga geral mas normalmente não possuem além de um ou dois mastros simples sem paus de carga. As escotilhas de carga abrangem praticamente toda a área do convés e são providas de guias para encaixar os contêiners nos porões. Alguns desses navios apresentam guindastes especiais.

navio tanque

Navios Tanque

São os navios para transporte de petróleo bruto e produtos refinados (álcool, gasolina, diesel, querosene, etc.). Se caracterizam por sua superestrutura a ré e longo convés principal quase sempre tendo à meia nau uma ponte que vai desde a superestrutura até a proa. Essa ponte é uma precaução para a segurança do pessoal, pois os navios tanques carregados passam a ter uma pequena borda livre, fazendo com que no mar seu convés seja "lavado" com frequência pelas ondas.

navio de gases

Navios Gaseiros

São os navios destinados ao transporte de gases liquefeitos. Se caracterizam por apresentarem acima do convés principal tanques típicos de formato arredondado.

navio Ro-Ro

Navios de Operação por Rolamento - RoRo
(Roll-on Roll-off)

São os navios em que a carga entra e sai dos porões e cobertas, na horizontal ou quase horizontal, geralmente sobre rodas (automóveis, ônibus, caminhões) ou sobre veículos (geralmente carretas, trailers, estrados volantes, etc.). Existem vários tipos de RoRos, como os porta- carros, porta-carretas, multi-propósitos, etc., todos se caracterizando pela grande altura do costado e pela rampa na parte de ré da embarcação.

navio graneleiro

Navios Graneleiros

São os navios destinados ao transporte de grandes quantidades de carga a granel: milho, trigo, soja, minério de ferro, etc. Se caracterizam por longo convés principal onde o único destaque são os porões.

navio quimico

Navios Químicos

São os navios parecidos com os gaseiros, transportando cargas químicas especiais, tais como: enxofre líquido, ácido fosfórico, soda cáustica, etc.

navio rebocador

Navios Rebocadores

São os navios utilizados para puxar, empurrar e manobrar todos os tipos de navios. Geralmente utilizados para manobras de grandes navios na zona portuária e canais de acesso aos portos. Pode também socorrer navios em alto-mar, rebocando-os para zonas seguras; e puxar navios encalhados em bancos de areia. Apesar de pequenos, possuem grande potência de motor.

navio ore-oil

Navios Ore-Oil

São os navios de carga combinada, ou seja, transportam minério e petróleo.

navio porta-aviao

Navios Aeroviário ou Porta-Aviões

São os navios utilizados pelas Forças Armadas (Marinha) para o transporte de aviões, até a zona principal de atuação dos mesmos. Servem como uma base móvel de operação, inclusive com pista de pousos e decolagens.

navio militar
navio militar

Navios Militares

São vários os tipos, além do Porta-Aviões. Citaremos mais alguns:
Fragatas, Submarinos, Contratorpedeiros, Navios-Balizadores, Navios-Faroleiro, Navio Hidroceanográfico, Navio Hidroceanográfico, Navios Oceanográficos, Navios Hidrográficos, Navio de Apoio Oceanográfico, Navios de Assistência Hospitalar, Navio-Tanque Fluvial, Navios-Tanque, Navio-Transporte Fluvial, Navio de Socorro Submarino, Navios-Transporte de Tropas, Rebocador de Alto-Mar, Navios-Varredores, Corvetas, Navios-Patrulha, Navios de Desembarque-Doca e Navio de Desembarque de Carros de Combate.

 

Tipos de Empilhadeiras
(Colaboração do IMAM)

Tipos Definição
Empilhadeiras Frontais a Contrapeso São as que mais se adaptam a pisos irregulares, cargas pesadas, percursos longos e serviço externo. Podem ser movidas a bateria elétrica, gasolina, gás ou diesel.
Empilhadeiras Selecionadoras de Pedidos Posicionam o operador numa plataforma elevatória junto aos garfos. O próprio operador estoca / seleciona os itens.
Empilhadeiras Pantográficas Operam em corredores estreitos. Algumas são equipadas com mecanismo pantográfico duplo, que alcança a segunda profundidade da estrutura  porta-paletes.
Empilhadeiras Trilaterais São projetadas para estocar cargas unitizadas em corredores muito estreitos. O mastro ou os garfos são rotatórios, para permitir empilhar sem manobras.
Empilhadeiras Trilaterais e Selecionadoras de Pedidos São capazes de erguer o operador ao mesmo nível da carga. Estes veículos são capazes de estocar cargas unitizadas em corredores muito estreitos, de ambos os lados.
Empilhadeiras Laterais Movimentam cargas compridas em distâncias curtas e médias. Podem ser movidas a energia elétrica ou combustão interna e são empregadas em ambientes fechados ou abertos.
Empilhadeiras de Deslocamento Manual A elevação pode ser operada manualmente ou por bateria elétrica. O deslocamento horizontal é sempre manual.
Empilhadeiras para Contêineres São usadas para empilhamento, carga e descarga de contêineres de veículos de transporte em terminais de contêineres.



Alfabeto Fonético e Morse
 
Eles tem padronização universal. O Fonético é muito utilizado na aviação.

A - Alfa

._

H - Hotel

....

O - Oscar

---

V - Victor

...-

B - Bravo

-...

I - India

..

P - Papa

.--.

W - Whiskey

.--

C - Charlie

-.-.

J - Juliett

.---

Q - Quebec

--.-

X - X-Ray

-..-

D - Delta

-..

K - Kilo

-.-

R - Romeo

.-.

Y - Yankee

-.--

E - Echo

.

L - Lima

.--

S - Sierra

...

Z - Zulu

--..

F - Foxtrot

..-.

M - Mike

--

T - Tango

-

G - Golf

--.

N - November

-.

U - Uniform

..-




Padrão Internacional de Identificação da Capacidade da Cinta por Cores (Carga na Vertical)  

Capacidade de Carga (t) Cor
1 violeta
2 verde
3 amarela
4 cinza
5 vermelho
6 marrom
8 azul
10 a 100 laranja



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